Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Cirurgia por navegação

29 nov Diversos, Notícias | novembro 29, 2008

Nos últimos anos, novas tecnologias mudaram o conceito das cirurgias ortopédicas. O que antes parecia ser um método agressivo aos olhos de um leigo, hoje pode ser feito de uma forma bem menos invasiva. É o caso da cirurgia de artroplastia total de joelho feito pelo sistema de navegação, realizada no Centro Médico de Campinas por ortopedistas do Instituto Affonso Ferreira, com a participação do médico francês Herén Chavane.

A nova técnica, poucas vezes utilizada no país, tem o acompanhamento do computador e interação de instrumentos e implantes manipulados pelo cirurgião com a parte do corpo do paciente que é operado. O monitor mostra imagens virtuais em dois ou mais planos com a apresentação de medidas de distâncias e ângulos, dando um posicionamento perfeito onde o cirurgião deve agir. As imagens e medidas facilitam a cirurgia e garantem a precisão dos movimentos médicos.

O equipamento utiliza o mesmo princípio da localização de um alvo por satélite, permitindo aos médicos realizarem cirurgias menos invasivas por meio de incisões extremamente pequenas e altamente precisas. A artroplastia (guiada pelo navegador cirúrgico) dá condição de implantar a prótese com uma variação angular cinco vezes menor, representando, assim, uma durabilidade de mais de 10 anos na prótese, além de uma melhor função articular.

O equipamento, importado da França, permite que a cirurgia seja realizada sem a exposição das estruturas envolvidas, permitindo que a região seja poupada e permaneça intacta. Como conseqüência, reduz-se o grau de agressão da cirurgia. É neste ponto que técnicas minimamente
invasivas e cirurgia por navegação convergem-se, determinando grande avanço para a cirurgia ortopédica. Os benefícios ao paciente são a recuperação mais rápida, internação mais curta, redução de riscos de infecção e maior durabilidade de implantes.”)