Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Instituto Affonso Ferreira completa 80 mil atendimentos

19 fev Diversos, Notícias | fevereiro 19, 2009

O Instituto Affonso Ferreira – clínica especializada em ortopedia e fisioterapia, com sede na cidade de Campinas (SP) – acaba de alcançar a importante marca de 80 mil atendimentos realizados. O paciente que, sem saber, passou a fazer parte da história do IAF é o operador de tecelagem Fábio Batista Alves, morador no bairro Campos Elíseos, em Campinas, atendido gratuitamente.

“Bati com meu dedo na parede, estava doendo muito e fiquei com medo de fratura. Fui muito bem atendido e, depois de um exame de raio X, ficou constatado que nada de grave havia ocorrido”, conta Fábio que, por causa do acidente, ficou três dias afastado do serviço. “Já estou bom e minha rotina voltou ao normal”, completa.

Fundado no dia 25 de junho de 1981, pelo ortopedista José Carlos Affonso Ferreira, o IAF tem se consolidado como um dos pioneiros na utilização de novas técnicas cirúrgicas na área da ortopedia e traumatologia. Procurado por pacientes de todo o Brasil e também do exterior, o IAF atinge o mesmo nível tecnológico das melhores instituições do país e do mundo em sua especialidade. A participação frequente dos especialistas do IAF em congressos mundiais e cursos de atualizações vêm crescendo a cada ano, permitindo que os pacientes brasileiros recebam tratamento semelhante aos encontrados em países considerados de primeiro mundo.

Entre as especialidades do IAF, destacam-se as cirurgias de prótese de quadril e joelho (artroplastias e recapeamento), artroscopias e cirurgias de coluna. O serviço de fisioterapia tem à disposição estrutura com capacidade de identificar, tratar e prevenir doenças, principalmente no pré e pós-operatório das artroplastias, artroscopias e cirurgias de coluna vertebral.

À frente do IAF desde sua fundação, José Carlos Affonso Ferreira, que já ministrou aulas na Unicamp (25 anos) e PUC (12 anos), conta que antigamente a profissão de ortopedista era mais complexa. “O trabalho era rústico, com placas, parafusos. Tudo mudou”, resume.

Pioneiro

Durante estes 28 anos de fundação, o Instituto Affonso Ferreira tem como um dos marcos mais importantes o fato de ter sido o pioneiro a trazer para o Brasil, no final da década de 80, o procedimento de artroscopia, inicialmente no joelho e posteriormente no ombro, quadril e, mais recentemente, no punho e cotovelos. Mas para José Carlos, a história da ortopedia pode ser contada em duas partes: antes e depois da artrosplastia. “Foi o principal avanço na área em todos esses anos de profissão. Hoje a vida do idoso é muito mais confortável”, comenta.

Com especialização e cursos em diversos países, como Estados Unidos, Áustria, França e Inglaterra, entre outros, José Carlos Affonso Ferreira foi um dos fundadores da Casa da Criança Paralítica de Campinas. “Na época, aprendi nos Estados Unidos o alongamento em paralisia infantil e também comecei a fazer no Brasil”. E uma tradição que José Carlos faz questão de manter há mais de 40 anos são as reuniões semanais, todas às quartas- feiras, com sua equipe de trabalho. “É para manter a casa em ordem e os profissionais sintonizados para um trabalho em equipe”, resume.