Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Nova técnica para o tratamento de coluna é aplica em Campinas

13 dez Diversos, Notícias | dezembro 13, 2008

A prótese de disco DOS (David Omega System), que preserva o movimento da coluna para o tratamento da espondilólise (defeito do osso do arco posterior da coluna vertebral) e espondilolistese (deslizamento de uma vértebra sobre a outra), é uma das últimas novidades que chega ao mercado brasileiro. O ortopedista e cirurgião da coluna Alceneu José Negrão Bertotti Júnior, do Instituto Affonso Ferreira, de Campinas, fez estágio na França com o especialista David Omega para estudar a nova técnica e agora se prepara para realizar a primeira cirurgia da região.

Entre 3 e 5% da população sofrem dessas doenças. “A principal causa são os micro traumas, herança familiar e esforços físicos, independente da idade”, esclarece Alceneu. Muitos portadores não apresentam sintomas não precisando de tratamento cirúrgico. O diagnóstico é feito atraves de exames de raio X e ressonância, quando o paciente sente dores crônicas nas costas e nas pernas .

O tratamento cirurgico mais comum é para a fixação do segmento por meio de parafusos, bloqueando o movimento no disco , mas geralmente esta técnica tradicional sobrecarrega os discos vizinhos na coluna, podendo, inclusive, ocorrer travamento. “Agora temos a opção de reconstrução da lesão preservando o movimento do disco vertebral. È um tratamento mais objetivo”, pondera Alceneu.