Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Recapeamento (“resurfacing” ou “resurface”)

13 dez Diversos, Notícias | dezembro 13, 2008

Considerada uma das maiores novidades na área ortopédica para o tratamento da artrose na região do quadril em indivíduos com idade inferior a 50 anos, o resurfacing, ou recapeamento, como é conhecido, vem acompanhando o ritmo das demais cirurgias realizadas pelos médicos do Instituto Affonso Ferreira, em Campinas. Em 2007, o instituto realizou 100 cirurgias de recapeamento, o maior número já registrado no país.

Inovadora, a nova técnica vem superando as expectativas tanto dos médicos quanto dos pacientes submetidos a cirurgia. Para se ter uma dimensão do quão transformador é o recapeamento, basta dizer que a nova técnica só começou a ser utilizada nos Estados Unidos há cerca de três anos e há dois anos vem sendo utilizada e difundida pelos médicos do Instituto Affonso Ferreira. De lá pra cá, mais de 150 casos já foram atendidos, e a diferença é nítida na recuperação destes pacientes em comparação àqueles operados pela técnica tradicional. “O plástico tem baixa resistência e se desgasta no decorrer dos anos, principalmente quando o tamanho da cabeça femoral metálica é grande. Isto faz com que muitos profissionais usem cabeças de menor diâmetro, o que facilita a luxação da prótese”, explica Ricardo, responsável pelas cirurgias de recapeamento do Instituto Affonso Ferreira.

O ortopedista é um dos pioneiros na utilização da nova técnica no país. Durante os anos de 2005 e 2006, viajou duas vezes à Bélgica, onde estagiou com o médico Koen DeSmet – um dos mais conceituados cirurgiões neste tipo de técnica. “O recapeamento traz resultados extremamente satisfatórios, sobretudo em pessoas jovens, com artrose ou necrose da cabeça femoral”, finaliza Ricardo.

Especialidades do Instituto Affonso Ferreira Fundado em 1981, pelo médico ortopedista José Carlos Affonso Ferreira, o Instituto Affonso Ferreira (IAF) mantém a tradição médica da família Affonso Ferreira na cidade de Campinas. Com vasta experiência no tratamento de fraturas e seqüelas, o IAF é um Centro de Referência Nacional para a reconstrução de fraturas graves com perdas ósseas e/ou
com infecções associadas.

O instituto oferece aos pacientes serviços de ortopedia pediátrica, medicina do esporte, cirurgia e microcirurgia de mão, artroscopia, recapeamento, artroplastia de quadril, joelho, cotovelo e ombro,
fisioterapia e tratamentos psicológicos, com uma estrutura física e humana especializada para dar o melhor atendimento ao paciente e para reabilitá-lo, procurando uma melhoria constante na qualidade de vida.