Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Técnica de recapeamento facilita recuperação dos pacientes

13 dez Diversos, Notícias | dezembro 13, 2008

Considerada uma das maiores novidades na área ortopédica para o tratamento da artrose do quadril em indivíduos com idade inferior a 50 anos, o resurfacing, ou recapeamento como é conhecido, vem acompanhando o ritmo das demais cirurgias realizadas pelos médicos do Instituto Affonso Ferreira, em Campinas.

Inovadora, a nova técnica vem superando as expectativas tanto dos médicos quanto dos pacientes submetidos a cirurgia e a diferença é nítida na recuperação destes pacientes em comparação àqueles operados pela técnica tradicional. “O plástico tem baixa resistência e se desgasta no decorrer dos anos, principalmente quando o tamanho da cabeça femoral metálica é grande. Isto faz com que muitos profissionais usem cabeças de menor diâmetro, o que facilita a luxação da prótese”, explica Ricardo Affonso Ferreira, responsável pelas cirurgias de recapeamento do IAF.

O ortopedista é um dos pioneiros na utilização da nova técnica no país. Durante os anos de 2005 e 2006, viajou duas vezes à Bélgica, onde estagiou com o médico Koen DeSmet – um dos mais conceituados cirurgiões neste tipo de técnica. “O recapeamento traz resultados extremamente satisfatórios, sobretudo em pessoas jovens, com artrose ou necrose da cabeça femoral”, finaliza Ricardo.