Vídeocirurgia garante rápida recuperação sem grandes incisões

13 dez Diversos, Notícias | dezembro 13, 2008

Considerada uma maiores novidades dos últimos anos na área médica, as cirurgias por artroscopia já podem ser realizadas também na região do quadril

Os avanços tecnológicos trouxeram profundas mudanças no desenvolvimento da medicina. Aliada à necessidade de sanar o problema do paciente está a preocupação de devolvê-lo ao mercado de trabalho o mais breve possível. Isso se traduz na procura cada vez maior por tratamentos de menor risco e garantam uma recuperação mais rápida. É o caso das cirurgias artroscópicas, ou vídeocirurgia como é conhecida, realizada de forma minimamente invasiva para examinar e tratar lesões no interior das articulações.

Sempre atento à difusão de novas técnicas da área ortopédica, o Instituto Affonso Ferreira é pioneiro na realização de cirurgias via artroscopia e um dos poucos no país a realizar esse tipo de cirurgia nas regiões do ombro, cotovelo, pulso, joelho e quadril.

Por meio da artroscopia, é possível conseguir os mesmos resultados das cirurgias convencionais, como tratar o impacto fêmur acetabular, junta da clavícula, costurar tendões, desbastar o osso sem a inconveniência de grandes cortes e internação do paciente. No procedimento de cirurgia aberta, a equipe médica pode demorar até uma hora e meia para chegar na articulação. Já com a artroscopia este tempo é extremamente reduzido, diminuindo o risco de complicações, infecções, dor e outras ocorrências.