Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Expedicionários da Saúde embarcam em mais uma missão de solidariedade na Amazônia

01 nov Notícias | novembro 1, 2011

Os atendimentos beneficiarão índios das etnias Apiaka, Kayabi e Mundurucu, localizados no oeste do Pará.
Neste sábado (05/11) acontece um encontro com antropólogos para definir como serão os trabalhos

Pela segunda vez este ano, os médicos voluntários dos Expedicionários da Saúde embarcam em mais uma missão de solidariedade aos índios da Amazônia. Desta vez, otrabalho será na aldeia Sai Cinza, no município de Jacareacanga, oeste do Pará, e atenderá índios das etnias Apiaka, Kayabi e Mundurucu. E, como tradicionalmente acontece, alguns dias antes da expedição, os profissionais envolvidos se reúnem para definir os detalhes da viagem. Neste sábado (5 de novembro), a partir das 10h, acontece um encontro na sede do Instituto Affonso Ferreira, em Campinas, com a realização de palestras que envolvem três antropólogos que explicarão os cuidados e a atenção que os médicos deverão ter ao lidar com as etnias que serão atendidas.

“Essa experiência é importante, pois os antropólogos convidados são exímios conhecedores das etnias que atenderemos nesta expedição. Passarão informações preciosas para que possamos lidar com mais naturalidade entre eles. Portanto, são palestras imperdíveis”, garante o ortopedista Ricardo Affonso Ferreira, idealizador e presidente da ONG Expedicionários da Saúde.

Nesta, que será a 19ª Expedição, o grupo levará um total de 58 profissionais, entre eles oftalmologistas, clínicos gerais, anestesistas, ortopedista, ginecologistas, enfermeiros, além de todo o pessoal da logística. Em oito anos de atividades, o saldo apresenta um total de 14.687 atendimentos e 2.662 cirurgias. “A cada nova expedição uma alegria diferente. O trabalho tem sido gratificante tanto para nós, que ganhamos muito como experiência de vida, quanto para os índios, que se beneficiam com um atendimento feito com o mais alto nível de qualidade”, acrescenta Ricardo. A Expedição será realizada entre os dias 18 e 27 de novembro.