Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

IAF comemora 30 anos como um dos grandes destaques da Ortopedia no país

06 dez Notícias | dezembro 6, 2011

Pioneiros em diversas técnicas cirúrgicas, clínica comemora três décadas totalmente modernizada, priorizando o atendimento de qualidade e o bem-estar dos pacientes

O Instituto Affonso Ferreira (IAF), conceituada clínica especializada em tratamentos ortopédicos, com sede em Campinas/SP, completa 30 anos de trajetória com um grande diferencial: a união de uma equipe altamente especializada e atenta às últimas novidades mundiais no segmento da Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia. Como parte das comemorações, o IAF inaugura nova etapa das reformas de ampliação, que exibe nova forma e prioriza o conforto, praticidade e a rapidez no atendimento. As comemorações acontecem nesta sexta-feira, dia 1º de julho, na sede da clínica, e terá a presença de médicos, familiares e amigos.

Entre as principais mudanças realizadas no IAF está a ampliação do espaço físico da recepção, que vem acompanhada de um novo sistema de atendimento, totalmente automatizado, com inclusão de senhas que são liberadas por ordem de chegada. As reformas também incluíram a fisioterapia, que teve aumento de sua área útil e troca de todos os equipamentos. Além disso, houve troca de piso, aquisição de computadores de última geração, televisão na sala de espera, criação de um espaço para o cafezinho, aumento da área verde e aquisição de móveis e equipamentos novos, que garantem ainda mais conforto, praticidade e rapidez no atendimento.

Durante os trinta anos dedicados à prevenção e cura das deformidades associadas ao aparelho locomotor humano, o Instituto Affonso Ferreira realizou cerca de 300 mil consultas médicas e 21 mil procedimentos cirúrgicos. Tudo isso, equipado com as mais modernas técnicas utilizadas pelos mais prestigiados profissionais do mundo. O IAF integra em um mesmo espaço uma equipe multidisciplinar com serviços de ortopedia, fisioterapia, terapia ocupacional, além de técnicos de raios-X e pós graduando em fisioterapia ortopédica, o que permite diagnósticos mais precisos, além de uma maior agilidade no tratamento e comodidade aos pacientes.

Nestes 30 anos de atendimentos especializados, cerca de 70% dos pacientes atendidos pelo IAF residem na região de Campinas-SP e os outros 30% no resto do Brasil, além de uma grande parte do Exterior. Atualmente, a média mensal é de 1.200 consultas médicas e 3.200 atendimentos de fisioterapia.

A evolução técnica e profissional da Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia, nestes 30 anos, se traduz nas cirurgias de alta complexidade como as artroplastias – ou seja, próteses totais – nas regiões do joelho, cotovelo, ombro e quadril; artroscopias; recapeamento, cirurgias de coluna, além de ortopedia pediátrica e do esporte.

Um dos principais projetos do IAF é a construção de um hospital exclusivamente ortopédico e traumatológico, com todos os serviços complementares de imagem e banco de ossos, com tratamentos e procedimentos de alta complexidade. Além disso, o desafio do instituto é continuar atualizando e buscando tratamentos mais eficazes e que tragam maior qualidade de vida aos pacientes.

A fim de adquirir novos conhecimentos e tecnologias na área, a equipe do IAF frequenta congressos nacionais e internacionais e visita serviços de ortopedia de alta qualidade nos Estados Unidos e na Europa, de onde vem a grande maioria das técnicas revolucionárias para o tratamento do sistema músculo-esquelético. Isso permite que os pacientes brasileiros recebam tratamento semelhante aos encontrados em países considerados de primeiro mundo.

Além disso, o IAF mantém, há mais de 30 anos, o Curso Anual de Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia, voltado para atualização e reciclagem de profissionais da área de saúde. Os cursos são gratuitos e acontecem semanalmente na sede do IAF com a presença de um profissional especializado para ministrar as aulas. Os assuntos abordados cumprem um cronograma estabelecido pela equipe médica do Instituto Affonso Ferreira e se baseia na atualidade e novidades para tratamento de determinadas enfermidades da área.

O Instituto Affonso Ferreira foi fundado em 1981 pelo médico José Carlos Affonso Ferreira, seguindo a tendência dos países mais desenvolvidos de juntar vários especialistas de ortopedia e traumatologia, com treinamento nos mais avançados serviços nos Estados Unidos e Europa. O nome é uma homenagem do fundador ao seu pai, o também médico Manuel Affonso Ferreira.