Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Instituto Affonso Ferreira amplia seu setor de fisioterapia

09 out Notícias | outubro 9, 2009

A procura por tratamentos os últimos meses cresceu 35% e a adequação foi necessária para manter o padrão de atendimento

No mês em que se comemora o Dia do Fisioterapeuta – 13 de Outubro, o Instituto Affonso Ferreira, de Campinas, considerado centro de referência do tratamento ortopédico no Brasil, amplia o seu espaço para recuperação de pacientes portadores de alterações ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas e do esporte, entre outros. “Nos últimos meses tivemos um aumento de 35% de pacientes em nosso departamento de fisioterapia e precisamos adequar o espaço para manter o atendimento padrão”, conta a coordenadora do departamento de fisioterapia do IAF, Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques.

Com a ampliação, segundo Sylvia, o IAF vai manter uma equipe completa no departamento e a vantagem é que cada fisioterapeuta poderá trabalhar com um número menor de pacientes. “Já atendemos pacientes de todo o país e quando a pessoa vem de muito longe, ele leva nosso programa de tratamento para continuar os procedimentos em sua cidade de origem, isto já na fase final de recuperação”, garante.

A fisioterapia do Instituto Affonso Ferreira segue os padrões internacionais, com a utilização de técnicas cientificamente comprovadas. Os pacientes passam por avaliação física antes de iniciar qualquer tratamento, onde são indicados os exercícios a serem aplicados. A cada 10 sessões, é feita a reavaliação para orientar o paciente de como será a sequência do tratamento, com as atividades indicadas. “A fisioterapia faz parte do tratamento, pois não temos como recuperar um paciente sem ela”, diz. “Nossos fisioterapeutas estão treinados para um tratamento diferenciado e humano. Na primeira avaliação, o paciente explica o que ele tem, o que causou a doença e assim ele fica mais seguro, aprende o que vai fazer”, explica Sylvia. Entre os tratamentos oferecidos pelo departamento de fisioterapia do IAF estão o ombro, cotovelo, mão, coluna, joelho, próteses de quadril, tornozelo e pós operatório.

Curso de especialização

O Instituto Affonso Ferreira está com inscrições abertas para o curso de especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional. As aulas são destinadas a fisioterapeutas graduados e fornecerão subsídios para formação de um profissional avaliador clínico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Esportes, com visão crítica e competência técnica para o tratamento clínico de excelência. O curso tem duração de 12 meses, com carga horária de 1.480 horas/aulas, sendo as aulas práticas realizadas diariamente no período da manhã, tarde ou noite, além das aulas teóricas.

Para fazer a inscrição, é necessário que o candidato preencha a ficha disponível nesta página. O processo seletivo consta da avaliação do currículo, prova escrita específica da área, tradução de um texto de fisioterapia ortopédica do inglês para o português e entrevista.