Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Instituto Affonso Ferreira une esforços para reciclagem de chapas de raio-X

31 ago Notícias | agosto 31, 2009

Descarte ecológico faz parte do conjunto de ações sustentáveis do Instituto, que utiliza novo sistema de Radiologia Digital

Referência no país em tratamentos ortopédicos, o Instituto Affonso Ferreira, localizado em Campinas (SP), demonstra mais uma vez sua preocupação com a preservação do meio ambiente por meio de ações sustentáveis. Com a implantação do sistema de Radiologia Digital na clínica, que tem como principal característica a rapidez e a segurança no diagnóstico, as antigas chapas de raio-X, que ficavam arquivadas no estabelecimento, tiveram que ser totalmente digitalizadas. Para que o material tivesse um destino certo, o IAF ofereceu as antigas chapas para a empresa DPC Brasil, que será responsável pelo aproveitamento e reciclagem do material.

Como contém metanol, amônia e metais pesados como cromo, as chapas usadas acabam carregando resíduos tóxicos que agridem o meio ambiente e podem levar séculos para se decompor. Segundo Rogério, da empresa DPC Brasil, no processo de reciclagem é feito a extração de cristais de prata, contidos nas superfície das chapas de raio-X, que podem também ser utilizados para produção de talheres e jóias, por exemplo. “O restante do material nós utilizamos para fabricar embalagens e garrafas de plástico”, garante Rogério.

A preservação ambiental sempre foi uma preocupação do Instituto Affonso Ferreira, que agora contribui de forma eficiente para que os resíduos tenham um destino certo e sejam reaproveitados da melhor forma possível.