Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

José Carlos Affonso Ferreira participa da II Jornada Itinerante de Quadril

10 jun Notícias | junho 10, 2012

Durante o evento, o médico falará sobre a História das Artroplastias Totais do Quadril.

Difundir o conhecimento científico é fundamental para os profissionais da área de saúde, mais ainda se os benefícios estiverem atrelados a qualidade de vida dos pacientes. Por essas e muitas outras razões, o ortopedista José Carlos Affonso Ferreira, diretor fundador do Instituto Affonso Ferreira, em Campinas, participa da II Jornada Itinerante do Quadril, na cidade de Marília (SP). O encontro, realizado pela Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) Regional São Paulo, acontece nos dias 22 e 23 de junho no Quality Hotel &Convention Center San Valey.

Segundo Ferreira, a Artroplastia Total de Quadril é a cirurgia de reconstrução do esqueleto mais utilizada e de maior sucesso nas últimas décadas em todo mundo. “Os resultados a curto e médio prazos (entre 10 e 20 anos) são considerados excelentes. Porém, a longo prazo, o desgaste do polietileno induz a soltura do osso e pode ocasionar na necessidade de eventuais cirurgias de revisão”, explica.

Os avanços na medicina possibilitaram a criação de uma técnica inovadora chamada de resurfacing, ou recapeamento, como é conhecida. Considerada uma das maiores novidades na área ortopédica para o tratamento da artrose do quadril em indivíduos com idade inferior a 50 anos, o procedimento garante estabilidade da nova articulação, mínimo desgaste (metal-metal) e a manutenção da sensibilidade (propriocepção) do paciente em relação à sua articulação. “A maioria dos pacientes operados pela técnica de recapeamento consegue se movimentar nas primeiras 24 horas do pós-operatório”.

O Instituto Affonso Ferreira é pioneiro na utilização da resurfacing no país. Durante anos, seus especialistas viajaram à Bélgica para trabalhar ao lado do médico Koen DeSmet – um dos mais conceituados cirurgiões neste tipo de técnica. Além disso, o IAF destaca-se na realização de cirurgias artroscópicas e cirurgias de coluna. O serviço de fisioterapia tem à disposição estrutura com capacidade de identificar, tratar e prevenir doenças, principalmente no pré e pós-operatório. O Instituto disponibiliza, ainda, serviços de ortopedia pediátrica e medicina do esporte. Conta também com uma estrutura física e humana especializada para dar o melhor atendimento ao paciente e para reabilitá-lo, proporcionando uma melhoria constante na qualidade de vida.

Serviço:

II Jornada Itinerante do Quadril
Quando: Dias 22 e 23 de junho de 2012
Onde: Quality Hotel &Convention Center San Valey, em Marília(SP)
Horário: A partir das 8h
Informações: http://www.sbquadril.org.br/itinerante/informacoes.pdf