Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Novas técnicas cirúrgicas artroscópicas para ombro e joelho

29 nov Notícias | novembro 29, 2008

Durante os dias 9, 10 e 11 de junho, o médico campineiro, Marcelo Witemburg Alves, participará de um curso em laboratório para novos lançamentos em cirurgias artroscópicas na cidade de Maples, Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com Witemburg, a participação em cursos de atualização é muito importante para o acompanhamento dos principais avanços tecnológicos na área da ortopedia mundial. “Estamos antenados com o que acontece no mercado internacional para proporcionar aos nossos pacientes um atendimento semelhante aos encontrados nos países considerados de primeiro mundo”, analisa Marcelo.

Considerada uma das grandes novidades dos últimos tempos em cirurgia de ombro e joelho, a artroscopia permite um diagnóstico mais preciso, já que o médico pode visualizar toda a articulação em sua forma natural de funcionamento. A técnica permite corrigir lesões por meio de pequenos orifícios na pele. “Apesar de simples, a técnica exige um grande aprendizado. A cirurgia consiste na introdução de uma micro-câmera na articulação e as imagens obtidas por meio de um monitor permitem que seja verificada a presença ou não de tecidos lesionados. Quando o paciente é submetido a procedimento convencional, ou seja, cirurgia aberta, os tecidos normais são afetados, o que não ocorre na artroscopia”, diz Marcelo.

Por meio da artroscopia, é possível conseguir os mesmos resultados das cirurgias convencionais, como tratar a junta da clavícula, costurar tendões, desbastar o osso sem a inconveniência de grandes cortes e internação do paciente. No procedimento de cirurgia aberta, a equipe médica pode demorar até uma hora e meia para chegar na articulação. “Já com a artroscopia este tempo é extremamente reduzido, diminuindo o risco de complicações, infecções e outras ocorrências”, completa Marcelo. Outra boa notícia é que a cirurgia possui cobertura de boa parte dos planos de saúde.

Especialidades do IAF

Fundado em 1981, pelo médico ortopedista José Carlos Affonso Ferreira, o Instituto Affonso Ferreira (IAF) mantém a tradição médica da família Affonso Ferreira na cidade de Campinas. Com vasta experiência no tratamento de fraturas e seqüelas, o IAF é um Centro de Referência Nacional para a reconstrução de fraturas graves com perdas ósseas e/ou com infecções associadas.

O instituto oferece aos pacientes serviços de ortopedia pediátrica, medicina do esporte, cirurgia e microcirurgia de mão, artroscopia, alongamento ósseo, recapeamento do quadril, artroplastia de quadril, joelho, cotovelo e ombro, fisioterapia e tratamentos psicológicos, com uma estrutura física e humana especializada para dar o melhor atendimento ao paciente e para reabilitá-lo, procurando uma melhoria constante na qualidade de vida.