Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Ricardo Affonso Ferreira fará palestra de abertura na XIV JOPPAQ

22 set Notícias | setembro 22, 2010

Especialista falará sobre os trabalhos realizados pelos médicos voluntários dos Expedicionários da Saúde na Amazônia e Haiti

O ortopedista Ricardo Affonso Ferreira, membro do Instituto Affonso Ferreira de Campinas e presidente da ONG Expedicionários da Saúde, fará a palestra de abertura da XIV JOPPAQ – Jornada Paulista da Patologias do Quadril, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, Ricardo falará sobre os trabalhos realizados pelos médicos que compõe a equipe dos Expedicionários da Saúde, os desafios, a complexidade dos casos e o andamento do projeto de levar medicina de qualidade às comunidades isoladas.

Além dos atendimentos às comunidades isoladas na Amazônia, que completam oito anos, em 2010 os Expedicionários da Saúde assumiram o desafio de prestar atendimento médico e cirúrgico às vítimas do terremoto que devastou o Haiti no dia 12 de janeiro deste ano. De lá pra cá, já foram realizadas seis expedições, um total de 1.200 atendimentos e 350 cirurgias. Instalados no Hospital Canadense Brenda Strafford, em Les Cayes, cidade localizada a 150 quilômetros da capital Porto Príncipe, Ricardo comenta que os “Doctor Brasilien” – que na tradução livre quer dizer “Doutores Brasileiros” –, como são conhecidos pela população, tornaram-se referência na região para tratamento de casos ortopédicos complexos.

De acordo com Ricardo, ainda não é possível definir até quando os atendimentos deverão ser encerrados. “Ainda há uma demanda muito grande por pessoas que buscam e necessitam de um acompanhamento médico. Há cirurgias para serem refeitas e também muitos pacientes que sofrem, diariamente, acidentes de carro e moto, por conta do trânsito caótico na cidade. Há muitos partos e muitos doentes crônicos que necessitam de um atendimento”, diz. A próxima expedição para o Haiti acontece entre os dias 5 e 12 de outubro. A data para expedição na Amazônia vai de 5 a 15 de novembro.

A JOPPAQ é promovida anualmente, intercalando cada edição nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto. Durante o evento, os congressistas terão a oportunidade de conhecer em profundidade técnicas, exames e recursos tecnológicos das patologias do quadril. Informações e inscrições podem ser feitas através do site do evento: www.joppaq.com.br.

Serviço:

XIV JOPPAQ
Quando:
De 23 a 25 de setembro
Onde: Hotel JP – Via Anhanguera, km 36,5, Ribeirão Preto
Horário: Dia 23, a partir das 14h; demais dias, a partir das 8h
Informações: www.joppaq.com.br