Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Técnicos de radioterapia de Campinas vão ministrar curso em Angola

06 ago Notícias | agosto 6, 2009

O convite partiu dos Ministério das Relações Internacionais em parceria com o governo japonês

Cada vez mais, os profissionais da área de saúde de Campinas servem de parâmetro, não somente no Brasil, mas para vários países do mundo. Os mais recentes casos são os técnicos em radiologia Wilmar Torrano e Robinson José da Silva, que entre os dias 4 e 21 de agosto, vão ministrar aulas para trinta técnicos do Hospital Josina Machel e mais quatro postos de saúde da região de Luanda, capital da Angola. O convite partiu do governo brasileiro por meio da Agência Brasileira de Cooperação, órgão ligado ao Ministério das Relações Internacionais.

Torrano, que é profissional do Instituto Affonso Ferreira e participa do intercâmbio pela segunda vez consecutiva, tinha o direito de convidar outro profissional da área para ministrar as aulas e resolveu convidar seu ex-aluno Robinson, que também atua em Campinas. “È um intercâmbio profissional com outros países que também tem o português como idioma”, lembra Torrano. “Na verdade, é uma parceria entre o Japão e o Brasil, onde os japoneses levam os equipamentos de última geração e nós entramos com a experiência profissional. Antes, o governo japonês envia um profissional para organizar todo o esquema, inclusive aluguel de carros e estadia. Já chegamos com a única preocupação de ensinar os técnicos de lá”, destaca.

Segundo Torrano, este intercâmbio é muito importante porque Angola é um país carente e seus profissionais da saúde dependem dessas ações internacionais para conseguir se atualizar. “passaremos informações importantes, como exames musculoesqueléticos, tórax, crânio, abdomem e aparelho digestivo”, ressalta.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que integra a estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem como finalidade negociar, coordenar, implementar e acompanhar os propgramas e projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmadoss pelo Brasil com outros países e organismos internacionais.