Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Nossa História

A história do IAF – Instituto Affonso Ferreira começou antes de 1981, ano de sua fundação. A tradição médica da família Affonso Ferreira teve início com Dr. Manoel Affonso Ferreira, conceituado médico nascido no interior do Piauí, que em 1901 deu início à sua carreira ao se graduar na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro.

Apesar de não dispor das facilidades de transporte de nosso tempo, o Dr. Manuel Affonso não mediu esforços para se deslocar aos principais centros de cultura de sua época e ampliar seus conhecimentos médicos e científicos por meio de estágios, realizados ao longo de 12 dedicados anos, nos mais conceituados hospitais da Europa, no início do século XX (Paris, Berlin e Viena).

De volta ao Brasil, instala-se em Campinas, cidade do interior de São Paulo, onde fundou o departamento de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier, Centro Oftalmológico do Dr. Penido Burnier, com quem participou de diversos estágios na Europa. Juntos trouxeram para o Brasil o que havia de mais moderno em suas respectivas especialidades (otorrino e oftalmologia), dando ao Instituto Burnier o sucesso que permanece até hoje, inclusive com fama e reconhecimento internacional.

A tradição familiar na medicina foi mantida por cinco filhos de Dr. Manuel, entre eles, Dr. José Carlos Affonso Ferreira, que se graduou pela Faculdade Nacional de Medicina, em 1956, e aprimorou seus conhecimentos estagiando nos Estados Unidos por cerca de cinco anos. Dr. José Carlos é o fundador do IAF, que completou mais de duas décadas de atuação na área de ortopedia.

Seguindo a tradição e vocação da família Affonso Ferreira, na família hoje são 18 médicos atuando em diversas especialidades. O IAF conseguiu reconhecimento nacional pelo trabalho especializado dos médicos e profissionais que trabalham no instituto. Em 25 anos de atividade, já foram atendidos mais de 75 mil pacientes, não só de Campinas, mas indicados por profissionais de diversas regiões do Brasil. O elevado padrão de especialização dos profissionais do IAF nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, associados à responsabilidade, dedicação e respeito por seus pacientes, colocou o Instituto Affonso Ferreira em posição de destaque nacional.

Um dos requisitos básicos exigidos de seus profissionais é a certificação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e cursos de sub-especialização no Brasil e no exterior. Nas áreas de Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia o IAF oferece a seus pacientes recursos de primeira linha.