Close

Voc ainda no um membro? Registre-se agora.

lock and key

Log in.

Account Login

Esqueceu sua senha?

Horários de Funcionamento

Consultas: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Marque já sua consulta.
Fisioterapia: de 2ª a 6ª, das 8h às 19h, somente com hora marcada.
Marcação de consultas e Fisioterapia: até as 18h.

Artroplastia Total de Quadril (ATQ)

Esse guia pretende ajudá-lo a compreender os benefícios e as limitações da artroplastia total do quadril. Ele é indicado para indivíduos que estejam apenas começando a conhecer as opções de tratamento ou se já decidiram com seu ortopedista a se submeter a essa cirurgia.

A Artroplastia Total de Quadril substitui a articulação dolorosa por próteses tanto de metal como de polietileno de alta densidade, como também por outros materiais como cerâmica, por exemplo. Esses componentes fixam-se aos ossos com ou sem cimento acrílico, igual ao dos dentistas, dependendo do caso. A cirurgia é muito segura e confiável. Nos Estados Unidos, as artroplastias totais do quadril e do joelho estão entre os procedimentos cirúrgicos mais comuns. Nos últimos 35 anos, o uso desses procedimentos tem crescido bastante, proporcionando alívio da dor e melhora na qualidade de vida para milhões de pacientes.

Entretanto, a decisão de realizar a artroplastia total de quadril deve ser discutida entre o paciente, a família e o ortopedista, após uma avaliação inicial. Embora muitos pacientes que se submetem à ATQ tenham entre 60 e 80 anos de idade, os cirurgiões avaliam pacientes individualmente. As recomendações para a cirurgia são baseadas na intensidade da dor, limitações e estado de saúde geral, não unicamente na idade.

Vantagens e Desvantagens da Artroplastia de Quadril

Os benefícios desta cirurgia são:

  • Redução expressiva da dor na maioria dos pacientes (95 a 98%);
  • Redução da rigidez com o movimento próximo ao normal;
  • Aumento da capacidade e da distância de caminhada;
  • Melhora expressiva da capacidade para realizar a maioria das atividades de vida diária.

Riscos da Artroplastia Total de Quadril:

  • Perda grande de sangue, podendo ser necessária transfusão sanguínea;
  • Trombose, formação de coágulo dentro das veias, que pode impedir a circulação normal do sangue na perna e perigo de embolia pulmonar;
  • Reação à anestesia;
  • Infecção pós-operatória;
  • Problemas técnicos intra-operatórios.

Ainda cabe aqui ressaltar que a substituição do quadril doente por prótese não faz você voltar às condições idênticas às normais. Ao contrário do quadril normal, o artificial, apesar de ser um procedimento realizado com muita frequência, ainda significa uma cirurgia de grande porte. O paciente deve estar ciente que esse novo quadril irá apresentar limitações que, se não forem ultrapassadas, estará atingindo seus objetivos iniciais por muitos e muitos anos.

Os objetivos iniciais são: tirar sua dor e permitir movimentos. Porém, se o paciente ultrapassar suas limitações, os resultados da cirurgia serão comprometidos e a duração da prótese será menor. Portanto, esse manual tem como meta esclarecer suas dúvidas sobre esse procedimento, para que você possa viver satisfeito com sua prótese por longos anos. Mas lembre-se de tirar todas as suas dúvidas também com seu médico e fisioterapeuta.